quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Harmonize sua casa com o Feng Shui e seja mais feliz!

O Feng Shui é tão importante para seu bem estar em casa, como a acupuntura é importante para seu corpo. Quem já fez acupuntura ou já ouviu falar sabe dos benefícios dessa técnica chinesa. Assim é também o feng Shui, uma técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes. Feng significa vento e Shui significa água. A principal ferramenta do Feng Shui é o ba-guá. Ele pode ser aplicado na planta da casa toda ou num único ambiente para identificar as oito diferentes áreas da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos. Elas serão ativadas com o uso de cores e objetos correspondentes. A saúde está no centro do ba-guá. O Feng Shui possui 5 elementos: Água, fogo, madeira, terra e metal.

Como aplicar o ba-guá em sua casa?







Na planta baixa da casa, você deve colocar o guá do trabalho na parede da porta de entrada da casa. Feito isso, você consiguirá visualizar as cores e os elementos que você deverá dispor nos ambientes.

Trabalho: Cor: preto ou Azul Marinho. Elemento: Água. Pedra: Ônix. Flor: Bambu ou orquidea.

Espiritualidade – Cor: Azul ou marrom. Elemento: Terra. Pedra: Quartzo Azul. Flor: Lírio da paz ou orquídea lilás ou roxa.

Família -  Cor: verde. Elemento: madeira. Pedra: Quartzo verde. Planta: plantas de tamanhos diferentes. de

Prosperidade – Cor: violeta ou dourado. Elemento: Madeira mole. Pedra: Ametista. Flor: Orquidea e chuva de ouro.

Sucesso – Cor: Amarelo e laranja. Elemento:Fogo. Pedra:pirita. Flor: Tulipas e Bromélia.

Relacionamentos – Cor: Rosa, branco e vermelho. Pedra: Quartzo rosa. Elemento: terra. Flor: Árvore da felicidade, amor perfeito e rosas sem espinhos.

Criatividade – Cor: Branco, Azul e amarelo. Elemento: Metal. Pedra: Quartzo branco. Flor: Orquídea branca.

Amigos – Cor: Cinza, branco e preto. Elemento: Metal. Pedra: Hematitas. Flor: Orquídeas de todas as cores, copos de leite, lírio da paz.


Algumas dicas do Feng Shui são valiosas: é importante que no quarto do casal haja sempre objetos pares, a cor vermelha também, é importante que ela esteja presente sem exageros. Uma foto do casal do lado direito do quarto também faz bem ao relacionamento.

Na sala, nunca coloque os sofás de costas para a porta de entrada da casa, é uma espécie de negação da entrada dos amigos. Outra dica importante para sala, é não colocar objetos pontiagudos, porque, segundo a filosofia chinesa, significa que vc quer espetar os convidados.

E a dica mais importante: ELIMINE TUDO QUE NÃO FAZ MAIS SENTIDO EM SUA VIDA. Objetos, roupas, cartas de antigos relacionamentos, papéis sem utilidade, de antigos empregos, etc. O importante é limpar para que o NOVO possa entrar!











terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ladrilho hidráulico - riqueza de cores!

O ladrilho hidráulico teve origem nos antigos mozaicos bizantinos. Posteriormente, os muçulmanos aproveitaram estes conhecimentos para criar ladrilhos para suas obras de arquitetura.Os ladrilhos foram largamente aplicados na Europa como revestimento de paredes, sendo seu uso ampliado para pisos.
No Brasil, inicialmente, as peças foram todas importadas de Portugal, França e Bélgica. Somente no final do século XIX, um cônsul suíço ensinou os segredos da técnica de manufatura dos ladrilhos hidráulicos aos italianos residentes em São Paulo, surgindo as primeiras fábricas, sendo destinados apenas para revestimento de paredes e numa segunda etapa para pisos. A base para sua fabricação eram os lajotões de barro, sendo pintados à mão.
Sua fabricaçào continua obedecendo os métodos de 100 anos atrás, onde são colocados em uma forma de ferro, com moldes dos desenhos desenvolvidos em latão. Nestes moldes são colocadas uma mistura composta por pó de mármore, cimento branco e óxido de ferro. O óxido de ferro é que determina as cores das peças. Nesta fase o conhecimento do artesão é fundamental pois a pressão sobre o molde é feita manualmente, determinando sua perfeição e igualdade. Após esta fase, o molde é retirado, ficando, as peças, em repouso por 12 horas e enviadas para secagem natural, sem uso de fornos ou estufas por um período de 15 dias, por isso é chamado de hidráulico. Sendo um produto artesanal, sua produção diária é relativamente pequena.

O ladrilho pode ser usado em uma decoração mais rústica e fica muito bom no meio do cimento queimado, técnica chamada de cabochon.
O ladrilho tem vários tamanhos, geralmente ele tem 20cm x20cm, mas pode ser encontrado menor. Os desenhos feitos com ladrilhos formando o chamado tapete permanente também é um charme!
Esse revestimento pode tanto ser usado como piso, como nas paredes também. É só usar a criatividade!