terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ladrilho hidráulico - riqueza de cores!

O ladrilho hidráulico teve origem nos antigos mozaicos bizantinos. Posteriormente, os muçulmanos aproveitaram estes conhecimentos para criar ladrilhos para suas obras de arquitetura.Os ladrilhos foram largamente aplicados na Europa como revestimento de paredes, sendo seu uso ampliado para pisos.
No Brasil, inicialmente, as peças foram todas importadas de Portugal, França e Bélgica. Somente no final do século XIX, um cônsul suíço ensinou os segredos da técnica de manufatura dos ladrilhos hidráulicos aos italianos residentes em São Paulo, surgindo as primeiras fábricas, sendo destinados apenas para revestimento de paredes e numa segunda etapa para pisos. A base para sua fabricação eram os lajotões de barro, sendo pintados à mão.
Sua fabricaçào continua obedecendo os métodos de 100 anos atrás, onde são colocados em uma forma de ferro, com moldes dos desenhos desenvolvidos em latão. Nestes moldes são colocadas uma mistura composta por pó de mármore, cimento branco e óxido de ferro. O óxido de ferro é que determina as cores das peças. Nesta fase o conhecimento do artesão é fundamental pois a pressão sobre o molde é feita manualmente, determinando sua perfeição e igualdade. Após esta fase, o molde é retirado, ficando, as peças, em repouso por 12 horas e enviadas para secagem natural, sem uso de fornos ou estufas por um período de 15 dias, por isso é chamado de hidráulico. Sendo um produto artesanal, sua produção diária é relativamente pequena.

O ladrilho pode ser usado em uma decoração mais rústica e fica muito bom no meio do cimento queimado, técnica chamada de cabochon.
O ladrilho tem vários tamanhos, geralmente ele tem 20cm x20cm, mas pode ser encontrado menor. Os desenhos feitos com ladrilhos formando o chamado tapete permanente também é um charme!
Esse revestimento pode tanto ser usado como piso, como nas paredes também. É só usar a criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário