terça-feira, 1 de março de 2011

Incenso: "limpa" e perfuma sua casa





No clima dos bons cheiros, vou falar um pouco do incenso. Há muito tempo que queimo incensos em minha casa, eles nunca faltam, parece que quando acabam eu fico com a sensação de que falta algo de bom no ambiente. Na igreja católica, amo quando o incenso é queimado, uma sensação de paz toma conta do meu ser, sem contar o bom cheiro. Segundo informações da Wikipédia, o Incenso (do latim: Incendere, "queimar")é composto por materiais aromáticos chamados bioticos (originado por seres vivos no caso plantas) que liberam fumaça perfumada quando queimado. O "incenso" refere-se a substância em si, mais do que o cheiro que ela produz. Ele é usado em cerimônias religiosas, ritual de purificação, aromaterapia,meditação, Para a criação de um estado de espírito, e para mascarar algum mal odor. O uso do incenso se originou no Antigo Egito, onde as resinas de goma e resinas oleosas de árvores aromáticas foram importadas das costas da Arábia e Somália para ser usado em cerimônias religiosas.
Incenso é composto de materiais provenientes de plantas aromáticas, muitas vezes combinados com óleos essenciais.As formas do incenso tem mudado com os avanços da tecnologia, as diferenças de cultura subjacente, e da diversidade nas razões para queimá-lo. Os dois principais tipos geralmente podem ser divididos em "queima indireta" e "queima direta". O incenso de queima indireta, também chamado de "incenso não-combustível", requer uma fonte separada de calor, uma vez que não é capaz de queimar-se. O incenso de queima direta, também chamado de "incenso combustível", é acesso diretamente por uma chama e depois se espalha, a brasa do incenso irá arder e liberar a fragrância.
No rituais da Igreja Católica, é empregado em missas solenes tendo-se em mente que é uma homenagem a Deus, quando o padre que representa Cristo e os fiéis são incensados a ideia é que suba a Deus um aroma agradável de louvor. O uso do incenso é um símbolo de oração. O ritual mosaico empregava o incenso em muitos sacrifícios, só ou com outros perfumes; havia também o altar dos perfumes em que se queimava incenso de manhã e de tarde. Os cristãos adotaram cedo o uso do incenso. Em Jerusalém, no século IV, já se empregava em todos os grandes Ofícios.

Vai aí uma boa dica, se você não é muito fã de incenso, experimente fragrâncias mais suaves, existem muitas opções. Aproveite esse momento e tente meditar! Seu corpo e alma agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário