sábado, 9 de julho de 2011

Ânfora

O que é Ânfora? Você imagina? Nada muito complicado, uma linda cerâmica de origem grega. Ontem vi em um antiquário e achei lindíssima, o dono da loja disse que era pintada com motivos egípcios, Conheça mais sobre essa bela cerâmica:





Ânforas são vasos antigos de origem grega de forma geralmente ovóide e possuidoras de duas alças. Confeccionados em barro ou terracota, com duas asas simétricas, geralmente terminado em sua parte inferior por uma ponta ou um pé estreito, e que servia sobre tudo para o transporte e armazenamento de gêneros de consumo, tal como a salmoura. Era usada pelos gregos e romanos para conter sobretudo líquidos, especialmente o vinho. Servia também para conter azeite, frutos secos, mel, derivados do vinho, cereais ou mesmo água.
A palavra "ânfora" vem do latim amphora, que por sua vez é derivada do grego αμφορεύς (amphoreus), uma abreviação de αμφιφορεύς (amphiphoreus), uma palavra composta combinando amphi- ("nos dois lados", "duplo") e phoreus ("carregador"), do verbo pherein ("carregar").

Fontes:
Tabela de Dressel
Roma Sotterranea
Internet Archeology

Nenhum comentário:

Postar um comentário